Marias: as mulheres de Portugal!

Maria é, inquestionavelmente, o nome mais português de Portugal. Se chapéus há muitos, Marias muitas há. Tantas quantas possíveis, umas em honra à avó, à mãe, à tia, à prima, outras pelo simples gosto que dá ser chamada pelo nome próprio mais tradicionalmente usado no nosso país. A Maria é senhora soberana e pura, é aquela que ama com todo o coração, é a estrela do céu e do mar, a Maria é forte, leal, sólida e eficaz.  
Não me chamo Maria, com muita pena minha. 
Vejo no nome Maria uma capacidade sublime de expressar o amor. Imagino uma Maria pequena de cabelo claro com um olho cativante e um sorriso contagiante, assim como imagino uma Maria jovem de trança feita, numa tentativa de se impor no mundo dos adultos. Imagino, também, uma Maria crescida, senhora de si, dona da razão e com um enorme coração. Por fim, imagino uma Maria de rugas, vivida e possuidora de uma sabedoria infinita, lutando pela dignidade que lhe resta, até se tornar a estrela mais brilhante do céu estrelado!
Ao falar de Marias, falo das mulheres: Que todas as Marias perdurem no infinito dos nossos corações, mesmo aquelas que ainda não vivem, ou as que já deixaram de viver na nossa presença!

Comentários

WOOK - www.wook.pt

Mensagens populares